Temperamento desportivo, imagem exclusiva, caixa de velocidades comandada por patilhas no volante, sistema de telemetria… Por pouco mais de 20 mil euros, eis o novo Renault Clio GT 120 EDC! Uma proposta que vai de encontro aos espíritos mais individualistas, mas também às famílias que não dispensam a emoção ao volante – também é comercializado em versão Sport Tourer!
Não é um Renault Clio R.S. 200 EDC, mas também foi desenvolvido pela Renault Sport. Partilha a imagem desportiva, mas com uma identidade própria e até herda soluções que têm feito o sucesso da versão com 200 cavalos de potência, como a caixa de velocidades comandada por patilhas no volante e um sistema de telemetria que nem sequer é comum em muitos superdesportivos.
O novo Clio GT 120 EDC assume-se como um desportivo acessível, mas, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Aliás, a imagem exterior revela, desde logo, o carácter da nova proposta da Renault muito próxima da do Clio R.S.!
Design específico
O Clio GT 120 EDC recebe uma ‘roupagem’ personalizada, com destaque para os pára-choques específicos (o traseiro com difusor e dupla saída de escape cromada), as bonitas jantes em liga leve de 17 polegadas, os espelhos retrovisores laterais em prateado, o defletor traseiro e a assinatura GT na dianteira e na traseira, aqui complementada pela da Renault Sport. Detalhes que lhe conferem uma imagem bem mais ‘musculada’ comparativamente às versões TCe ou dCi.
Mas se as linhas exteriores são marcadas pelo carácter dinâmico e diferenciador do Clio GT 120 EDC, uma vez no habitáculo a sensação não é diferente… Os bancos dianteiros desportivos impressionam, desde logo, pelo apoio lateral. O volante com assinatura GT recebe as patilhas da caixa de velocidades, os manómetros do painel de instrumentos são específicos, os cintos de segurança são da Renault Sport, os pedais são em alumínio e ainda há que destacar a inserção ‘Renault Sport’ no tablier.
Recheado de equipamento
Ainda no habitáculo, marcado pelas tonalidades cinza, mas também pelas inserções de cromados e de preto brilhante, destaque para equipamentos como o ar condicionado automático, o regulador e limitador de velocidade, os sensores de chuva e luminosidade, a câmara de ajuda ao estacionamento traseiro (em opção) e o R-Link. Um sistema multimédia com navegação e ligação à Internet, rádio com Bluetooth ®, telefone mãos livres, entrada USB, mas também o R.S. Monitor 2.0 (em opção).
A segunda geração do R.S. Monitor pode mesmo ser considerado o mais completo sistema de telemetria montado em fábrica num automóvel de grande produção, mesmo comparando com alguns superdesportivos. Já no segmento, é uma proposta… única!
Por estar incorporado no R-Link, o R.S. Monitor 2.0 beneficia da amplitude conferida pelo ecrã de sete polegadas em 3D, com comando táctil ou através do joystick colocado na consola central. Os grafismos, as cores, mas também as múltiplas informações e funções que disponibiliza satisfazem até o mais exigente amante de condução desportiva.
Mas para explorar o R.S. Monitor 2.0 e perceber os limites do Clio GT 120 EDC, é fundamental pressionar o botão “RS Drive”, colocado junto à manete da caixa de velocidades. Ao invés do modo “Normal”, que privilegia a suavidade e o conforto, o condutor passa a desfrutar do modo “Sport” que, para além de modificar a cartografia da caixa de velocidades (tornando as passagens de caixa mais rápidas), torna o ESP menos reactivo, altera a sensibilidade da direção (ainda mais precisa e rápida), bem como a resposta do pedal de acelerador. Ou seja, o Renault Clio GT 120 EDC transforma-se num interessante desportivo e para isso também em muito contribui a sonoridade desportiva do motor.
Motor 1.2 TCe associado à caixa EDC de dupla embraiagem
Na realidade, com a ajuda do chassis com afinações específicas desenvolvidas pela Renault Sport, o motor turbo e injecção directa, 120 TCe, é capaz de proporcionar momentos de diversão ao volante. Um bloco com 1.2 cc de cilindrada, 120 cavalos de potência (às 4.900 rpm) e 190 Nm de binário (às 2.000 rpm), que é acoplado à caixa EDC de dupla embraiagem. Com seis velocidades e com comandos por patilhas no volante, esta caixa tem também a vantagem de conciliar o conforto, nomeadamente em percursos urbanos.
Para ir dos 0 aos 100 km/h, o Clio GT 120 EDC precisa de 9,4 segundos – mais 2,7 segundos que o Clio R.S. 200 EDC!
Em relação a consumos, a nova proposta da Renault reivindica 5,2 L/100km em ciclo misto e emissões de CO2 limitadas a 120 g/km.
O Renault Clio GT 120 EDC é comercializado partir de 20.550€ (21.400€ para o Renault Clio Sport Tourer GT 120 EDC) e, a exemplo da restante gama da marca, é abrangido pelos 5 anos de Garantia Renault.
O R.S. Monitor 2.0
Quer seja sob a forma de manómetros, histogramas ou de esquemas visuais, os ecrãs personalizáveis do R.S. Monitor 2.0 apresentam valores instantâneos de:
– Binário, potência temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC, binário à roda…
– Leitura das performances: 0/50 km/h, 0/100 km/h, 0-400m e 0-1000m com partida parada, bem como o tempo de travagem para 100 km/h – 0 km/h.
– Diagrama GG: leitura das acelerações longitudinais e laterais, bem como visualização dos valores máximos registados. Os sensores do ecrã podem ser gravados numa pen.
– Taxa de patinagem, em %, das rodas motrizes.
– Visualização das curvas de binário e de potência em tempo real.
– Visualização esquemática interna da caixa EDC: relação utilizada, relação pré-seleccionada, temperatura da embraiagem.
– Cronómetro manual ou activado automaticamente pelo GPS (é possível descarregar o traçado do circuito numa pen)
– Ecrã de manutenção: para anotar a quilometragem dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos desde a última mudança.
– Conselhos de pilotagem
– Regulações do automóvel:
– “Shift light”: ajustamento do timing do sinal de mudança de relações de caixa.
– Datalogger: o R.S. Monitor 2.0 pode registar, em tempo real, todos os parâmetros registados durante um dia num circuito e associá-los às posições GPS correspondentes, tornando assim possível a sua análise num computador. A posição do automóvel pode ser projectada sobre um mapa (obtido por satélite) com os parâmetros de condução correspondentes afixados de forma dinâmica. Todos estes elementos podem ser gravados: 1 hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB. Os resultados podem ser consultados através de um software que estará disponível, posteriormente, para os clientes. base de dados de circuitos.