Primeiro, o impacto dos quase cinco metros de comprimento. Depois, o encantamento com as linhas elegantes, modernas e distintas. A rendição com o requinte, o conforto, a tecnologia e o imenso espaço do habitáculo. E, por fim, o prazer da condução, fruto das quatro rodas direcionais montadas num chassis irrepreensível e de uma completa gama de motores, com destaque para o Energy dCi 160 Twin Turbo EDC. O Renault Talisman entra no restrito grupo das referências do exigente segmento D, não apenas pela qualidade intrínseca, mas também por ir mais além da categoria. A nova berlina da Renault já pode ser encomendada, na Rede de Concessionários, desde os 32.370€.
DA SURPRESA À… MAGIA
«Figura de pedra ou metal, com carateres gravados, que se supõe ter poderes sobrenaturais; aquilo que se supõe produzir um efeito surpreendente, maravilhoso ou mágico; encanto.» É este o significado da palavra Talismã num dos dicionários de língua Portuguesa.
E este é um daqueles raros casos em que o nome de “baptismo” até tem uma relação direta com o automóvel. O Renault Talisman não apenas oferece prestações “quase sobrenaturais” para o segmento, como surpreende e maravilha, tanto quem o conduz, como quem o vê. E quando chega a hora de curvar, diríamos que faz-se mesmo magia…
COMO O CLÁSSICO PODE SER MODERNO E ELEGANTE
Apesar da carroçaria três volumes, o Renault Talisman é um daqueles automóveis que não passa despercebido na rua. As dimensões impressionam, pois os quase cinco metros de comprimento até nos remetem para segmentos superiores aquele em que se insere a nova berlina da Renault. Mas depois do impato do volume, é o design elegante, moderno e distinto que não deixa ninguém indiferente. O Renault Talisman é estatutário, mas sedutor, com pormenores que encantam até aqueles que preferem as expressões artísticas mais futuristas ou radicais. Aliás, quanto mais se olha, mais se gosta!
Visto de frente, o Renault Talisman impressiona pela presença marcante. O desenho da grelha em cromado, com o losango de grandes dimensões ao centro, conferem-lhe uma personalidade única, reforçada com a assinatura luminosa dos faróis LED. Mesmo ao longe, o modelo é facilmente reconhecido e isso é válido até para a perspetiva de traseira, uma vez que os faróis, com as guias de luz de efeito 3D, com iluminação permanente, prolongam-se até ao meio do porta-bagagens. De perfil, confirma-se a extrema elegância das linhas, reforçado pela presença dos cromados e pelo bonito desenho das jantes em liga leve de 19 polegadas. Já a presença do terceiro vidro, junto ao painel traseiro, remete para um interior que só pode ser de… espaço imenso, mas não só!
UM HABITÁCULO DE CLASSE EXECUTIVA
No interior, o espaço rivaliza com o conforto, o requinte, a tecnologia, mas também a qualidade.
A opção por uma carroçaria com quase cinco metros de comprimento não foi por acaso. O Renault Talisman é uma das grandes referências do segmento em habitabilidade! Tanto na largura à frente, como na distância ao teto em todos os lugares, mas igualmente no raio para os joelhos nos lugares traseiros. O mesmo acontece em relação aos espaços de arrumação, num total de 25 litros, distribuídos pelo habitáculo. E como caraterizar o porta-bagagens? Com 608 dm3, é um dos maiores do segmento, o que faz com que as viagens de férias prolongadas ou as idas ao golfe com os amigos (transporta quatro sacos) deixem de ser um problema.
Mas não é só o espaço que caracteriza o interior. Para além da superior qualidade de montagem, bem como dos acabamentos e dos materiais utilizados, impressiona a tecnologia a bordo.
Uma sensação que é evidente mal nos aproximamos do Renault Talisman. Assim que o cartão mãos-livres é detetado, acendem-se as luzes diurnas dianteiras e as traseiras. O mesmo acontece com a luz de teto. Os retrovisores exteriores abrem-se, o piso à frente da porta ilumina-se, o ambiente luminoso ativa-se e os pisca-piscas assinalam o destrancamento do automóvel.
Assim que se abre a porta, no ecrã digital de 8,7 polegadas surge uma animação sonora e visual que dá as boas-vindas ao condutor. O banco elétrico, recuado automaticamente 50 mm para facilitar o acesso a bordo, regressa à posição gravada, assim que o condutor se senta.
CONFORTO E BEM-ESTAR NO SENTIDO ESTRITO DO TERMO
Mas como o conforto começa onde nos sentamos, os bancos do Renault Talisman estreiam a tecnologia Cover Carving Technology, que confere novos benefícios em matéria de habitabilidade e de conforto. Com múltiplas regulações, função de gravação e aquecimento, também aliam o relaxamento, uma vez que proporcionam três diferentes tipos de massagem e vários níveis de intensidade.
Um equipamento único também é o sistema de som premium Bose®. Graças ao prazer sonoro imersivo, proporcionado pelo som Surround, o condutor e os passageiros beneficiam de uma acústica verdadeiramente irrepreensível, ao nível de um estúdio de gravação.
Por outro lado, a ergonomia e a qualidade dos materiais também contribuem para a sensação de bem-estar no Renault Talisman. Os detalhes em cromado, o volante em couro e os equipamentos tecnológicos são disso exemplo.
O moderno painel de instrumentos é personalizável. Por cima, o ecrã retrátil, a cores, permite ao condutor aceder a informações relacionadas com a navegação, velocidade, sinalização e distâncias de segurança, sem tirar os olhos da estrada.
TECNOLOGIA EXCLUSIVA
Mas é na consola central que está o cérebro do Renault Talisman. Um autêntico tablet tátil de 8,7 polegadas, que permite o acesso ao R-LINK 2. Um equipamento inédito no segmento que pode ser comandado pela voz para as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações e rádio, mas, igualmente, de forma bastante intuitiva, com um simples clicar ou deslizamento das páginas, tal como acontece num vulgar tablet.
Mas no R-LINK 2 há mais um equipamento diferenciador: a inovadora tecnologia MULTI-SENSE. Ou seja, a capacidade de personalizar o Talisman em função das necessidades ou do estado de espírito do condutor. Através do R-LINK 2 ou de um botão específico posicionado na consola central, podem ser selecionados diferentes modos de condução: Sport, Neutral, Comfort, Perso e Eco. No fundo, a possibilidade de parametrizar o automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo. Cinco cores – vermelho, verde, azul, roxo e sépia – que se estendem pela consola central, mas, igualmente, pelos painéis das portas, dianteiras e traseiras. E, no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC, também a rapidez das passagens de caixa.
PRAZER DE CONDUÇÃO AO VOLANTE
Igualmente na estrada, o Renault Talisman confirma o investimento feito pela marca em qualidade de construção. A insonorização é elevada, o mau piso não é sinónimo de barulhos parasitas e o comportamento dinâmico é irrepreensível, graças ao trabalho desenvolvido pela marca na plataforma CMF (Common Module Family) da Aliança, à longa distância entre eixos (2,81 m) e, claro, ao sistema 4CONTROL.
Sim, a autoestrada não é o único terreno de eleição do Renault Talisman. Apesar dos quase cinco metros de comprimento, a mais sinuosa estrada de montanha consegue ser ultrapassada com a mesma eficácia de um compacto desportivo. A culpa é das quatro rodas direcionais. Em andamento, (a partir de 50, 60 ou 80km/h, conforme o modo de condução) as rodas traseiras viram no mesmo sentido que o das rodas dianteiras, com tudo o que isso implica em termos de segurança e prazer de condução. Já a velocidade reduzida, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com uma amplitude máxima de 3,5 graus, de modo a favorecer as manobras, como as de estacionamento.
Também uma tecnologia única no segmento, com vantagens óbvias em matéria de segurança!
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ÚNICOS NO SEGMENTO
E por falar em segurança… Também neste capítulo, o Renault Talisman é uma referência no segmento, por beneficiar das mais recentes tecnologias de ajuda à condução desenvolvidas pela marca. Uma longa lista – de série ou em opção – que inclui o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o sistema de Travagem de emergência ativa (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática das luzes estrada/cruzamento (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.
O TECNOLÓGICO E DINÂMICO ENERGY dCi 160 TWIN TURBO EDC
Com 160 cavalos e 380 Nm de binário disponível a 1.750 rpm, este motor 1.6 Diesel dispõe da tecnologia Twin-Turbo da Renault. O primeiro turbo, de muito baixa inércia, possibilita um arranque enérgico e uma resposta instantânea logo a partir dos mais baixos regimes. Com 265 Nm a partir de 1.250 rpm, o binário a baixo regime situa-se ao nível de um bloco 2 litros. O segundo turbo assegura excelentes subidas de regime e rápidas acelerações. Este motor está exclusivamente associado à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades.
Tirando partido desta combinação motor-caixa, o Talisman oferece um desempenho e consumos de excelente nível. Assim o comprovam a aceleração dos 0 aos 100 km/h efetuada em apenas 9,4s, o consumo de 4,4 l/100 km (em ciclo misto) e as emissões de 115 g/km de CO2. Com este bloco, a nova berlina da Renault está disponível a partir de 40.290€.
O INCONTORNÁVEL MOTOR ENERGY dCi 130
Outra das motorizações com que o Renault Talisman chega ao mercado nacional é o 1.6 dCi 130. O bloco referência no seu segmento de potência, não apenas pelas tecnologias que incorpora, mas também pelos valores de performances e de consumos que reivindica. Com 130 cavalos de potência e 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm, este motor apresenta um consumo de 3,9l/100 km e emissões de CO2 de 102 g/km. Um bloco que alia a eficiência energética, a um elevado prazer de condução e que está disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades. Com este motor, o Talisman é comercializado a partir de 34.610€.
O COMPROVADO MOTOR ENERGY dCi 110
Ainda em relação a propostas diesel, não podia faltar o comprovado 1.5 dCi 110. Com 110 cavalos de potência, 260 Nm de binário, disponível a partir das 1750 rpm, este bloco anuncia consumos de 3,6l/100km (em ciclo misto) e emissões de 95g de CO2/km. Com o motor 1.5 dCi, o Renault Talisman é comercializado a partir de 32.370€.
Uma referência, ainda, para o motor a gasolina Energy TCe 200. Com 200 cavalos de potência, está associado à caixa automática EDC de dupla embraiagem e 7 velocidades, estando disponível, mediante encomenda.
5 ANOS DE GARANTIA RENAULT
Por último, mas não menos importante: o novo Talisman beneficia da garantia de 5 anos Renault ou 100.000 km.