· A Riberalves está de regresso ao evento do ano, para uma ativação que coloca no centro das atenções todos os argumentos do bacalhau, o maior símbolo da gastronomia portuguesa. Entre novos produtos e ativações com chefs e nutricionistas, o fiel amigo reinventa-se perante os mais exigentes consumidores do mundo.
O bacalhau, símbolo maior da Gastronomia portuguesa, marca presença no Festival da Comida Continente, com a marca de referência nacional, a Riberalves, presente em várias áreas e dinâmicas que destacam os principais argumentos do “fiel amigo”: sabor, saúde e conveniência. O Festival da Comida Continente, que decorre na cidade do Porto este fim-de-semana, promove experiências gastronómicas únicas através de showcookings, workshops e degustações, e garante animação e concertos para toda a família. E não podia faltar, também, a Riberalves.
Desde logo, a interpretação dos melhores pratos de bacalhau volta a estar a cargo do chef Manuel Almeida, valorizando com a receita escolhida para esta edição do evento toda a qualidade e sabor associado a este produto de cura portuguesa. Ao mesmo tempo, a nutricionista Cátia Silva evocará a dimensão saudável deste peixe, rico em proteína, pobre em gordura e de origem 100% selvagem, numa ativação que decorrerá no espaço Cozinh’Arte, juntamente com Hélio Imaginário, ensinando formas infalíveis de cozinhar um bacalhau perfeito. E por fim, haverá um espaço de comercialização das novas refeições prontas da Riberalves, inspiradas em receitas tradicionais (Bacalhau do Chef; Bacalhau com Natas; Empadão de Bacalhau), bem como dos novos Pastéis de Bacalhau Gourmet (produzidos a partir de receita caseira e ingredientes frescos, e de finalização em apenas 10 minutos, no forno).
“O Bacalhau é o símbolo da nossa Gastronomia e marca presença num evento que também vem sendo tradição na agenda dos portugueses, organizado por uma marca que quer estar onde estão os seus clientes. Nesta edição, conseguimos abordar os vários atributos da nossa marca: o sabor e a textura que distinguem a Riberalves enquanto melhor bacalhau de cura portuguesa, no espaço do Chef Manuel Almeida, com mais uma receita criada à medida do evento; a saúde, com uma ativação especial da nutricionista Cátia Silva que vai destacar os atributos desta proteína; e a extrema conveniência, num espaço de exposição, demonstração e venda das novos produtos pré-preparados, nomeadamente, refeições e pastéis gourmet. Seja através do Bacalhau Pronto a Cozinhar, já demolhado, que vem facilitar a preparação de qualquer prato, ou através das refeições e outros produtos pré-cozinhados que também já disponibilizamos, seguimos ao lado dos consumidores, reforçando a centralidade e importância do bacalhau no seu dia-a-dia”, afirma Marilina Louro, Marketing Manager da Riberalves.
SOBRE A RIBERALVES
A Riberalves é uma empresa familiar, 100% nacional, e a referência Mundial na transformação de bacalhau. Fundada em 1985, a Riberalves focou a atividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração de uma primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial, na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Em 2022, a marca anunciou a entrada no mercado das refeições pré-cozinhadas, lançando cinco referências inspiradas em receitas tradicionais de bacalhau. A Riberalves vende cerca de 25 mil toneladas/ano e as exportações valem cerca de 30% das vendas.