O Bacalhau Riberalves vai estar à mesa de todos os visitantes na Semana do Bacalhau, que decorrerá entre 31 de maio e 9 de junho em Idanha-a-Nova. Quem se deslocar, por esses dias, a este concelho da Beira Baixa, terá à sua espera, nos 37 restaurantes aderentes, as mais variadas formas de preparar bacalhau, iguaria que é uma atração gastronómica singular na zona.
Pode surpreender quem não conheça a realidade da região, mas um dos motivos que levam mais gente a procurar, por exemplo, Monfortinho, é o bacalhau! Ou melhor, o “bacalao”, que é como se designa o “Fiel Amigo” por terras de Espanha. De facto, é habitual verem-se os restaurantes da localidade repletos de espanhóis, que se deslocam de propósito ao lado português da fronteira para se deliciarem com a especialidade. Na verdade, as Termas de Monfortinho são uma verdadeira Capital do Bacalhau, 365 dias por ano!
Esta tradição singular está na base da Semana do Bacalhau que, durante 10 dias, irá promover a melhor gastronomia na região. A iniciativa, conjunta, partiu da delegação de Castelo Branco da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia de Monfortinho, do Grupo de Empresários, Diretores e Profissionais de Turismo de Termas de Monfortinho e Rosmaninhal, e conta com o apoio transversal dos empresários de restauração do concelho. Desde o início que o Turismo do Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Turismo Rural acompanham de perto, também, esta inédita operação.
A Riberalves será o parceiro privilegiado do evento, fornecendo a matéria-prima, com a qualidade que é a matriz da empresa. Desta forma, estará a promover a gastronomia portuguesa, com o seu produto mais identificativo. A Semana do Bacalhau coincide com a abertura da época termal, pelo que a organização espera, igualmente, a presença de muitos portugueses. Para que o evento tenha a máxima visibilidade, estarão visíveis outdoors promocionais em três autoestradas portuguesas.
Sobre a Riberalves
A Riberalves é uma empresa 100% nacional, referência Mundial na transformação de bacalhau, produzindo 25 mil toneladas/ano. Fundada em 1985, a Riberalves focou a atividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração de uma primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial, na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Com uma faturação a rondar os 145 milhões de euros e exportações que valem 30% das vendas, a Riberalves é referência num grupo que integra ainda as empresas AdegaMãe e Riberalves Imobiliária.