O Team Consilcar regressa à competição na Taça do Mundo FIA de Bajas, na 39.ª Baja Espanha – Aragón, a disputar na próxima sexta-feira e sábado. Edgar Condenso e António Serrão vão pilotar a Ford Ranger da categoria T1 entre as estrelas da modalidade, enquanto o jovem Duarte Silva conta com a experiência de Nuno Silva para a estreia absoluta na famosa prova espanhola, com o Can-Am da categoria T3.
Com quase uma centena de inscritos, só na prova da Taça do Mundo FIA, a Baja Espanha – Aragón é uma das mais importantes provas do calendário mundial e, também por isso, faz parte do programa do Team Consilcar para 2023. A equipa portuguesa tem apostado em eventos de caráter internacional e, depois da Baja TT Dehesa Extremadura, pontuável para a Taça da Europa, vai voltar a competir em Espanha, no próximo fim de semana, desta vez na região semidesértica de Aragão, no noroeste da Península Ibérica.
A prova baseada na cidade de Teruel marca o regresso de Edgar Condenso e António Serrão à espetacular Ford Ranger do agrupamento T1, depois das boas indicações que deram na Extremadura, até serem condicionados pela quebra do diferencial traseiro.
“Aragón é uma prova incontornável para nós, que já fazemos desde o tempo em que a baja era baseada em Saragoça. Em Teruel temos um terreno mais variado, mas sempre com as características desta região, com uma paisagem árida. No ano passado estávamos no top 10 no final do primeiro dia”, recorda o ex-campeão nacional de T2 e vencedor da Taça Ibérica. “Este ano a lista de inscritos é fantástica. Estão presentes todas as equipas oficiais e isso torna tudo mais interessante. Para o Team Consilcar é um privilégio competir a este nível. Infelizmente, o nosso carro ainda não tem todas as evoluções que adquirimos, pois há material que ainda não chegou, por dificuldades logísticas, e outro que ainda não conseguimos testar. Como sempre, vamos dar o nosso máximo e gerir da melhor forma o carro e as circunstâncias da corrida”, referiu Edgar Condenso.
António Serrão, que navegou Edgar Condenso nesta prova em 2021, já sabe que “Aragón é um grande desafio de resistência para máquinas e pilotos. Com estas condições extremas, é importante manter a concentração e tentar atacar nos momentos certos. Estamos muito motivados”, afirmou António Serrão.
Duarte Silva pronto para a estreia
Com apenas 21 anos, Duarte Silva é um dos jovens valores portugueses que despontam nos SSV da categoria T3. Depois de ter brilhado no Troféu Yamaha logo na época de estreia, o piloto de Lisboa passou este ano para um Can-Am da categoria T3 e já mostrou rapidez, tanto na Baja TT Montes Alentejanos como na Baja TT Dehesa Extremadura. Agora, o desafio será ainda maior, entre a elite da Taça do Mundo FIA.
“Já estive nesta prova como espectador e deu para perceber a dureza do terreno e o calor”, revelou Duarte Silva. “O nosso Can-Am teve alguns upgrades ao nível do arrefecimento e da parte elétrica, que tinham limitado o nosso resultado nas primeiras provas. Isso será muito importante numa prova com mais de 500 quilómetros competitivos num ambiente de 40º C, com pó e muitos carros em pista. Sabemos que estamos num plantel de luxo, com nomes que me habituei a seguir na televisão, no Dakar e nas grandes bajas. Para mim, é uma grande oportunidade de aprendizagem”, apontou Duarte Silva, que volta a contar com a experiência do pai, Nuno Silva.
Depois de ter disputado diferentes edições da Baja Espanha – Aragón com Edgar Condenso, Nuno Silva terá agora a missão de auxiliar a primeira participação de Duarte Silva. “É um desafio exigente para o piloto e para o co-piloto, até pela gestão dos reabastecimentos, que nesta zona nunca são fáceis, com a quantidade de concorrentes em prova. Andamos muito tempo a fundo e é preciso calcular bem os consumos do carro e estar atento à temperatura do motor. Mas para qualquer aficionado do TT é um prazer enorme competir a este nível, com alguns dos melhores pilotos do mundo. Recordo-me que numa das minhas primeiras experiências em Aragón, com o BMW X1, tínhamos a Jutta Kleinschmidt a partir atrás de nós com o Volkswagen oficial. Não há melhor incentivo para andar rápido!”, recordou Nuno Silva.
A 39.ª edição da Baja Espanha – Aragón começa esta sexta-feira (21 de julho), com um Prólogo de seis quilómetros, em Teruel. Entre sexta-feira e sábado, a prova terá um total de 540 quilómetros cronometrados, divididos por três setores seletivos. O Team Consilcar vai competir num pelotão de luxo, onde estão as equipas oficiais da Toyota Overdrive, Audi, M-Sport Ford e X-Raid MINI.