Skip to main content

São Pedro do Sul, Caldas da Felgueira e Termas do Carvalhal são as primeiras estâncias termais a receber os concertos.

Data: 17/08/2020

O último fim de semana de agosto vai ser cheio de música em três localidades com estâncias termais da rede Termas Centro. As Termas de São Pedro do Sul, no dia 28, as Caldas da Felgueira, no dia 29, e Castro Daire, onde se situam as Termas do Carvalhal, no dia 30, recebem o espetáculo gratuito “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, da autoria da banda Cottas Club Jazz Band.

Em São Pedro do Sul o espetáculo vai decorrer no Largo Rainha D. Amélia, sendo que nas Caldas da Felgueira o show terá lugar no Largo do Balneário Termal e em Castro Daire o palco será montado no Jardim Municipal. Os concertos serão sempre às 21h30 e têm a duração prevista de uma hora.

“Termas Centro Vintage Jazz Tour” marca o regresso do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, que irá levar ações e eventos diversificados às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Os espetáculos de jazz são a primeira iniciativa a ser realizada, após uma paragem forçada pela situação epidémica, Depois de São Pedro do Sul, Caldas da Felgueira e Castro Daire, os concertos irão ainda acontecer nas Termas de Unhais da Serra, Termas de Monfortinho e Termas de Manteigas, em setembro.

Os espetáculos da Cottas Club Jazz Band recriam a alegria do espírito Dixieland e a magia dos anos 20 na cidade-berço do jazz, Nova Orleães, nos Estados Unidos. O conceito reflete-se no instrumental da banda, que vai desde o cornetim, o trombone e o clarinete, ao saxofone, banjo, sousafone e washboard. A animação que complementa as interpretações musicais é um dos traços distintivos da banda, que atuará com sete elementos.

“Com esta iniciativa, queremos mostrar a todos que as estâncias termais da região Centro são destinos aprazíveis para se visitar e conhecer. Além dos tratamentos de grande qualidade que oferecem, estão inseridas numa envolvência natural riquíssima e são locais onde se podem ter experiências diversificadas – e onde até se pode dançar ao ritmo do jazz dos anos 20. Está assegurado um espetáculo memorável, único e bem-disposto!”, sublinha Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, promotora da iniciativa.

“Depois da fase aguda da pandemia ter obrigado as estâncias termais a suspender a sua atividade, hoje já praticamente todas estão de portas abertas, disponíveis para receber os seus utentes. São, seguramente, um destino excelente para quem pretende relaxar com a máxima segurança, longe de grandes aglomerados de pessoas”, acrescenta.

Espetáculo com participação limitada

O evento cumpre com as todas as regras e sugestões da Direção-Geral de Saúde. Assim, devido à atual situação de pandemia, a participação nos espetáculos “Termas Centro Vintage Jazz Tour” será limitada e sujeita a inscrição prévia e levantamento de bilhete, que é gratuito. Todos os lugares existentes serão lugares sentados, sujeitos a marcação prévia. O bilhete terá de ser levantado até 24 horas antes do dia do espetáculo nos locais destinados a esse efeito e comunicados na altura da reserva. A reserva deverá ser feita através do e-mail animacao@termascentro.pt ou telefone 913 981 387, até 48 horas antes do dia do espetáculo – a exceção é o concerto em São Pedro do Sul, onde não haverá reservas online ou telefónicas, sendo os bilhetes levantados previamente na entrada do Balneário D. Afonso Henriques.

A entrada no espaço do espetáculo obriga a etiqueta respiratória, higienização das mãos e distanciamento social e o uso de máscara é obrigatório.

A organização solicita a todos que respeitem as regras de funcionamento, nomeadamente na entrada para o espaço do espetáculo, que deve ser efetuada cerca de 20 minutos antes da hora de início. A entrada e a saída do recinto estarão devidamente sinalizadas e todas as recomendações da organização devem ser seguidas, de forma a evitar o mais possível o cruzamento entre os espectadores.

Sobre a rede Termas Centro:
A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Um total de 20 estâncias termais da região Centro integram o consórcio, representando 60 por cento do mercado nacional. A saber: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.