Todos os caminhos do Bodyboard feminino europeu e mundial passam pela Madeira, entre 19 e 24 de setembro, para a 4ª edição do Bodyboard Girls Experience. As melhores bodyboarders do planeta são esperadas na pérola do Atlântico, mais propriamente na praia da Fajã da Areia — S. Vicente, para disputarem os títulos dos circuitos europeu e mundial.
Entre as 40 atletas já inscritas, destaque para a presença da campeã mundial Isabela Sousa, mas também das portuguesas Joana Schenker, campeã do circuito europeu, e Teresa Almeida, campeã mundial da International Surfing Association (ISA), em 2014.
Este ano, a etapa do Mundial feminino da APB é a grande novidade de um evento que, desde 2013, recebe o circuito europeu da modalidade. É um “upgrade” da vertente competitiva de um Bodyboard Girls Experience que tem, desde a sua génese, a dupla missão de promover a ilha da Madeira enquanto destino turístico de excelência, e divulgar o bodyboard feminino ao mais alto nível.
Carina Carvalho, nove vezes campeã regional da Madeira, fundadora do projeto e representante da entidade organizadora, a ASRAM (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira), manifesta grande otimismo relativamente ao sucesso da 4ª edição do Bodyboard Girls Experience:
“Temos tido excelente feedback da comunidade internacional de bodyboard e da APB [entidade organizadora do circuito mundial profissional]. Por este ser o primeiro ano em que recebemos uma etapa do circuito mundial, e pelo peso que poderá ter na decisão dos títulos mundial e europeu femininos, esperamos receber a elite internacional na Madeira. Mas, acima de tudo, além da vertente puramente competitiva, prevemos seis dias recheados de ondas de elevada qualidade em vários spots da Madeira, de Norte a Sul da ilha, mas também atividades turísticas e de lazer que suscitem boas vibrações a todas as participantes e que confirmem o enorme potencial turístico e desportivo da ilha neste segmento.”
Joana Schenker, campeã do circuito europeu e quarta classificada no Mundial APB de 2016, é uma das favoritas ao pódio na Madeira, sublinhando a importância da prova que integra o calendário dos dois circuitos mais importantes da sua temporada desportiva:
“O Bodyboard Girls Experience é um evento muito interessante para mim. É a prova mais pontuada do Europeu e, ao mesmo tempo, conta para o Mundial como um duas estrelas, o que permite melhorar o meu 9º lugar na etapa do Chile.”
Também Teresa Almeida, a outra portuguesa em destaque nos circuitos europeu e mundial, reforça a importância estratégica da prova madeirense:
“A Madeira vai ser importante para descartar o mau resultado do Chile [13º lugar] e porque conta para o Europeu e Mundial. Não podemos esquecer que é a prova mais importante do Europeu e, por isso, mesmo a vencedora vai ficar em grande vantagem para o título. Quero fazer um excelente resultado para continuar na luta pelo título europeu e, se possível, subir mais uns degraus no Mundial.”
Sublinhe-se que, embora o Bodyboard Girls Experience decorra entre os dias 19 e 24 de setembro, a competição concentra-se no fim de semana de 23 e 24. Os restantes dias do evento são dedicados a iniciativas de divulgação da modalidade e da Madeira enquanto destino turístico, com aulas de bodyboard das “top” mundiais, encontros com a população local, etc.
O Bodyboard Girls Experience é organizado pela A.S.R.A.M. (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira) em parceria com o Ludens Clube Machico e conta com os apoios da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, da Associação de Promoção da Madeira, da Direção Regional da Juventude e do Desporto, da Associação da Madeira de Desporto para todos, dos Municípios de São Vicente, Machico, Porto Moniz e Funchal, tendo como parceiro institucional as Federações Europeia e Portuguesa de Surf e a Associação de Profissionais de Bodyboard.