Skip to main content
  • Programa LEAF4Trees prevê que, só por viajarem, os proprietários dos veículos elétricos da Nissan ajudem a replantar árvores em áreas destruídas pelos incêndios.
  • Previsões são de que, pelo menos, 150 mil árvores sejam plantadas ao abrigo desta parceria

 

O Turismo Centro de Portugal e a Nissan Portugal assinaram hoje, quarta-feira, uma inédita parceria que tem como âmbito um programa de reflorestação de uma área destruída pelos incêndios de 2017. O programa, designado LEAF4Trees, partiu de uma proposta do Turismo Centro de Portugal e foi acolhida com grande entusiasmo pela marca japonesa. Os resultados serão visíveis nos próximos meses.

A região Centro de Portugal foi atingida no seu coração pelos trágicos incêndios do ano passado. Mas a resiliência e a determinação das suas populações está a permitir que já se consiga olhar em frente. Para ajudar a que esse futuro seja promissor, o Turismo Centro de Portugal, região que mais cresce turisticamente no país, tem em curso uma série de iniciativas e medidas, tendentes a ajudar as zonas mais afetadas a recuperarem o mais depressa possível. Uma dessas iniciativas foi lançar um desafio à Nissan Portugal, pioneira na mobilidade elétrica, no sentido de ambas as entidades juntarem esforços numa ambiciosa ação de reflorestação. Nasceu assim o programa LEAF4Trees, anunciado e assinado, hoje, no decorrer da 2.ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente.

Como funciona o LEAF4Trees

O programa LEAF4Trees pressupõe a plantação de árvores no Centro de Portugal, em função dos quilómetros percorridos pelos proprietários nacionais dos modelos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200, entre abril de 2017 e junho deste ano.

Os veículos tradicionais, de combustão, lançam para a atmosfera dióxido de carbono que tem de ser compensado pela produção de oxigénio das árvores. Mas, por não emitirem gases de escape, os veículos Nissan 100% elétricos que circulam, atualmente, em Portugal, evitam emissões anuais de dióxido de carbono equivalentes ao que teria de ser compensado por cerca de 150 mil árvores. Com o LEAF4Trees, a Nissan Portugal assume o compromisso de duplicar esse efeito. Como? Plantando no Centro de Portugal o número total de árvores que os clientes Nissan de veículos elétricos “pouparam” desde abril de 2017 e evitarão até junho de 2018.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinha que “desde a primeira hora que a Nissan Portugal apadrinhou a nossa ideia e desafio”. “O projeto LEAF4Trees pode servir de modelo como ação de reflorestação para o Centro do país, depois dos incêndios que, em 2017, atingiram a região. Para o Turismo Centro de Portugal, a ideia constitui motivo de justificado orgulho e claro que esse sentimento é extensível à parceria estabelecida com a Nissan, um dos maiores ‘players’ mundiais do sector automóvel. Para o Turismo Centro de Portugal, é uma honra a Nissan fazer parte deste projeto de turismo responsável. Não apenas pela ajuda e pelo exemplo que dá, mas também por ajudar a reforçar a notoriedade da região”, destaca. “O tema da sustentabilidade do turismo tem uma atualidade cada vez maior. Cada árvore que irá ser plantada representa mais do que um pedaço de vida que se coloca no Centro de Portugal. Ficamos gratos que a Nissan tenha esta preocupação do ponto de vista da sustentabilidade dos territórios”, acrescenta.

Como líder mundial da Mobilidade Inteligente, a Nissan assume a responsabilidade de utilizar a sua experiência e conhecimentos em mobilidade elétrica e em automóveis com zero emissões, para elevar a um novo patamar a gestão da energia, tornando mais sustentável e mais emocionante a forma como nos movemos e como vivemos. Neste Ecossistema Elétrico Nissan pretendemos ser um elemento ativo na construção de um futuro socialmente, economicamente e ambientalmente melhor, razão que nos levou a desenvolver o programa LEAF4Trees”, salienta Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal.

O Turismo Centro de Portugal e a Nissan esperam que, nos próximos meses, se juntem ao programa LEAF4Trees mais entidades de relevo, potenciando assim o impacto ambiental desta iniciativa e incentivando a preservação e valorização da floresta nacional, um bem essencial para a sustentabilidade económica, social, ambiental e cultural de Portugal.

 

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

 

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 36 pontos de venda e 40 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4, pickup e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários. A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal de 2016, 12.437 veículos, a que corresponde uma quota recorde no mercado de 5,1% e um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover e cimentou a sua posição de marca líder de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal.

 

 

Para mais informações:

 


Adriana Rodrigues

Chefe de Núcleo de Administração Geral e Comunicação

Turismo Centro de Portugal

adriana.rodrigues@turismodocentro.pt

+351 926 800 339

https://turismodocentro.pt/

 

António Pereira Joaquim

Diretor de Comunicação

Nissan Iberia SA – Portugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

+351 962 062 633

www.newsroom.nissan-europe.com/pt

 

Leave a Reply