Com cerca de 400 participantes e um painel de oradores de prestígio, entre os quais João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, a 3ª Convenção APDCA – Associação Portuguesa do Comércio Automóvel foi um sucesso. O evento, que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, procurou definir uma visão de futuro para um dos sectores mais importantes da economia nacional.
O balanço, da 3ª edição do mais importante evento do sector do Comércio de Automóveis usados promovido em Portugal, dificilmente podia ser mais positivo. Para Vítor Gouveia, presidente da APDCA – Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, “todos temos de estar orgulhosos, dos associados aos demais intervenientes do sector. O número de participantes e de empresas voltou a subir e, para além disso, também foi a primeira vez que o Governo se fez representar oficialmente, através de João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.”
Ainda segundo o mesmo responsável, “os quase 400 participantes, entre oradores, parceiros e empresários do setor, são motivo de grande satisfação, porque confirmam que o trabalho desenvolvido pela APDCA, nos últimos três anos, está a dar frutos e que o associativismo entre os empresários do sector não é a quimera que alguns julgaram no começo”.
No discurso de abertura do evento, da responsabilidade de Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa dos Consumidores, João Torres abordou “o papel preponderante da APDCA no associativismo do sector do Comércio de Usados, um movimento que o Governo apoia e incentiva ativamente”. O Secretário de Estado destacou ainda “a visão de futuro da Associação e as preocupações com a informação e formação dos seus associados, numa altura em que o desafio do digital se impõe nos vários setores da economia, com especial ênfase nas vendas a retalho. A capacidade de definir uma visão coletiva para o setor e de pugnar pelos interesses dos seus associados, unindo os empresários numa só voz, é outro dos atributos que o membro do Governo destacou, tendo “parabenizado a APDCA por, apesar da relativa juventude, já ter mostrado ser uma Associação ativa, moderna e ciente das idiossincrasias do moderno contexto empresarial.”
Sendo a formação dos associados e demais atores do setor um dos principais propósitos da APDCA, a 3ª Convenção reuniu um leque de oradores que apresentaram a sua visão especializada sobre temas tão distintos como: a mudança de paradigma no tipo de consumidor (por Nadim Habib); a apresentação e análise de estudos sobre a distribuição geográfica, demografia, a evolução do mercado português e a forma como todos estes fatores “afetam” os consumidores automóveis (por Pedro Ferreira); a evolução do comportamento dos consumidores (Ricardo Silva Ribeiro) e a forma como as preocupações com os custos de aquisição e manutenção ou o recurso ou não ao crédito estão a mudar nas diferentes faixas etárias. E, por fim, os desafios que a evolução tecnológica coloca aos empresários e consumidores (Miguel Ribeiro). Do advento das redes 5G, a fenómenos como o crescimento do “home banking”, as acrescidas preocupações com a mobilidade sustentável e a rigorosa e estrita preocupação com os direitos (e deveres) dos consumidores, são mudanças que obrigam todos os intervenientes neste sector a constantes atualizações e a uma enorme capacidade de adaptação.
Para Miguel Ribeiro (Chief Sales Officer do Santander), “a Europa acaba de criar um índice de emissões que vai acabar por afetar toda a indústria automóvel. Se os construtores não reagissem, as multas a pagar rondariam (segundo um estudo britânico) os 14,5 mil milhões de euros. São estes automóveis, diferentes nas tecnologias que utilizam, que dentro de anos serão comercializados pelos comerciantes de usados, o que obrigará a uma mudança, a uma adaptação dos mesmos a uma realidade distinta. E esta tendência só se irá agudizar na próxima década…
A palavra formação será uma palavra chave a partir de agora. Seja na área das vendas, mas também na defesa do consumidor ou no branqueamento de capitais, duas vertentes de especial importância para o governo”.
Igualmente relevante foi o “levantar do véu” sobre o novo portal com a chancela de qualidade e confiança da APDCA, que certificará as viaturas provenientes dos seus associados. Com a promessa de novidades para muito breve, este portal de venda de usados concebido por profissionais, com os profissionais, para os profissionais e o público em geral, diferencia-se de todos os concorrentes no mercado pelo grau de confiança que pretende incutir a todas as viaturas expostas e às transações. Porque, nas palavras do Presidente da APDCA, “só com a confiança de todos e em todos os envolvidos no processo é que a Associação pode anuir a colocar o seu selo de qualidade e certificação”.