O Renault ZOE da dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo venceu a edição 2019 do Oeiras Ecorally. Um resultado histórico para o automobilismo nacional, uma vez que a prova integra o calendário do FIA Electric and New Energy Championship, um “mundial” reservado a automóveis elétricos rigorosamente de série. A Renault – campeã em título da competição! – também assegurou a vitória na Taça de Construtores, uma vez que, entre os quatro primeiros classificados, terminaram três Renault ZOE.
Depois de três dias de intensa competição pelas estradas da Serra da Arrábida, Serra de Sintra, mas também pelos concelhos de Mafra e Oeiras, a dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo assegurou a vitória na edição 2019 do Oeiras Ecorally. Aos comandos de um Renault ZOE com o apoio da filial da marca em Portugal, a formação nacional impôs-se claramente à concorrência, inclusivamente às equipas internacionais que disputam o calendário do FIA Electric and New Energy Championship. Aliás, o atual líder do “mundial” reservado a automóveis elétricos, o polaco Artur Prusak – também em Renault ZOE! – foi o 2º classificado, enquanto o derradeiro lugar do pódio foi ocupado pelo italiano Walter Kofler num Audi E-Tron.
Como sublinhou Nuno Serrano à chegada do Oeiras Ecorally, “esta vitória tem um sabor muito especial. Foi uma prova muito disputada, com uma concorrência muito forte. Logo no primeiro dia vencemos a Street Stage disputada em Oeiras e, a partir daí, foi manter a concentração sem descurar nenhum detalhe, como é imperioso destas competições de regularidade. O Renault ZOE esteve sempre a um excelente nível, pelo que este é um resultado que nos enche de orgulho.”
Também aos comandos de um Renault ZOE apoiado pela Renault Portugal, referência para a dupla João Vieira Borges/Filipe Menezes que, não fossem os problemas registados com os instrumentos de aferição específicos das provas desta natureza, e teria terminado num resultado bem mais positivo do que o 12º lugar final.
O Oeiras Ecorally foi a 4ª prova do calendário do FIA Eletric and New Energy Championship. Um “mundial” reservado a automóveis elétricos sem qualquer tipo de preparação – rigorosamente idênticos aos que são comercializados nos concessionários – composto por 14 provas disputadas em três continentes: Europa, América e Ásia.