- Portugal sucede a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega e vai ser palco, pela primeira vez, daquela que é a maior competição mundial de queijos
- O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, contará com um júri de 250 especialistas para avaliar mais de 4.500 queijos de mais de 40 nacionalidades
Viseu será a cidade anfitriã dos World Cheese Awards 2024. O evento, que no próximo mês de novembro trará a Portugal, pela primeira vez, aquela que é a maior competição de queijos a nível mundial, foi apresentado à imprensa esta terça-feira, na Casa da Ribeira, espaço evocativo das memórias da capital da Beira Alta, região onde são produzidos alguns dos mais reconhecidos e apreciados queijos portugueses.
O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu, entre os dias 15 e 17 de novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países, em competição pelo paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.
A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público.
“Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36ª edição dos prémios”, afirma John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, organizadora da competição. “Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”, conclui Farrand.
“Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira”, justifica Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, num esforço conjunto com o jornalista gastronómico Paulo Salvador. A escolha da cidade para receber esta primeira edição do evento em território nacional acabou por surgir de forma natural já que a região “possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência”, a par de um rico legado histórico na produção de queijo, “ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela”, acrescenta.
Ainda sobre a escolha da região centro, nas palavras de Bruno Filipe Costa, “sonhar ter o evento em Portugal, especialmente em Viseu, representa uma aposta de potenciar a imagem internacional do melhor que temos em Portugal, as suas gentes, e descentralizar a escolha dos locais para os grandes eventos mundiais a ocorrer no nosso país, num evento que pretendemos verdadeiramente inclusivo, envolvendo a região e as comunidades, e capaz de elevar o nome dos nossos queijos mundialmente”, justifica ainda Bruno Filipe Costa para a escolha da região centro.
“Portugal e a região da Serra da Estrela escondem verdadeiras joias gastronómicas que vão surpreender produtores, comerciantes e apreciadores de queijo”, acrescenta o jornalista gastronómico Paulo Salvador, que integra a equipa responsável por trazer os World Cheese Awards para Portugal. “Estamos ansiosos por receber a comunidade internacional do queijo em Viseu”, remata.
“É com muita satisfação que o território de Viseu Dão Lafões recebe este ano os World Cheese Awards. A nossa região, conhecida por ser o território por excelência do queijo em Portugal, pela gastronomia e vinhos, mas também pelas magníficas paisagens e pela qualidade dos seus produtos, está preparada para acolher produtores, especialistas e entusiastas do queijo com a hospitalidade que nos caracteriza”, assegura Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. “Agradecemos à Guild of Fine Food pela escolha, que ajudará a posicionar Viseu Dão Lafões como um destino de referência para os amantes da gastronomia. Estamos ansiosos para contribuir para o sucesso dos World Cheese Awards 2024”, conclui.
Além dos representantes dos World Cheese Awards em Portugal, Bruno Filipe Costa e Paulo Salvador, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, a sessão pública de apresentação dos World Cheese Awards – Viseu 2024 contou ainda com a presença dos Senhores Presidentes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Coimbra, da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, da InovCluster e da empresa Urban Natur.
Viseu surge em destaque como cidade anfitriã, mas o objetivo é envolver toda a região através de visitas de jornalistas, passeios culturais, atividades de promoção do território e visitas a promotores e profissionais do setor agrícola. O evento procurará, ainda, o envolvimento de toda a comunidade, posicionando-se, não só como uma oportunidade ímpar para celebrar a tradição, inovação e excelência dos queijos de toda a região da Beira, mas também para proporcionar um intenso momento de dinamização e intercâmbio de know how e experiência num evento onde profissionais e consumidores de uma vasta diversidade de mercados e culturas estarão unidos na degustação dos melhores queijos do mundo.
“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta John Farrand.
Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos. Para este ano, em Portugal, a organização espera bater o recorde do número de queijos a concurso, sendo ainda um dos grandes objetivos alcançar a maior representação de sempre de produtos e profissionais nacionais.
Sobre os World Cheese Awards
Criado em 1988 pela Guild of Fine Food, os World Cheese Awards representam o maior evento do mundo para o setor de produção de queijos artesanal, tendo-se tornado na maior competição de queijos do planeta. Unindo uma comunidade de profissionais e amantes do melhor que se produz em termos de queijo, os World Cheese Awards unem produtores, agricultores, chefs, afinadores, críticos gastronómicos, influencers, compradores, importadores e distribuidores de queijos, criando um evento onde o setor apresenta os seus melhores, marcas são potenciadas e se reforçam laços comerciais e culturais.
Ao longo de mais de 30 anos, o evento ultrapassou fronteiras e saiu do Reino Unido tendo sido recebido em cidades como Bergamo (Itália), San Sebastian (Espanha) ou Bergen (Noruega). Foram mais de três décadas e milhões de queijos a concurso e apresentados ao mundo, até que, finalmente, chega a Portugal e a Viseu.
Declarações
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, “O turismo gastronómico é uma das apostas da Turismo Centro de Portugal para promover o território dentro e fora de fronteiras. A fileira dos queijos, em particular, tem a capacidade de valorizar a cultura local, atraindo visitantes que procuram as experiências mais genuínas. Desta forma, contribui de forma decisiva para a economia regional e para a melhoria das condições de vida das populações, objetivo que todos ambicionamos. Um evento com a dimensão dos World Cheese Awards pode impulsionar ainda mais a excelência dos produtos do Centro de Portugal, pelo que é com grande agrado que apoiamos este evento”.
Luís Tadeu, Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela, “Este evento oferece uma oportunidade inigualável para destacar a qualidade e a excelência dos queijos das Beiras e da Serra da Estrela, um reflexo da rica herança cultural e das nossas tradições centenárias. A articulação entre as Comunidades Intermunicipais envolvidas (CIM Viseu Dão Lafões, CIM Beiras e Serra da Estrela, CIM Beira Baixa e CIM Região de Coimbra) e o Turismo do Centro de Portugal vem reforçar o compromisso com a promoção de um produto endógeno reconhecido mundialmente, como é o Queijo Serra da Estrela, permitindo que seja internacionalmente conhecido e apreciado. Estamos confiantes de que esta participação não só homenageará os nossos produtores, mas também contribuirá para o desenvolvimento económico e turístico do nosso território.
Secretário Executivo da CIM Beira Baixa, João Carvalhinho, “Como região produtora de queijo, com três Queijos DOP (Queijo Picante da Beira Baixa; Queijo Amarelo da Beira Baixa e Queijo de Castelo Branco), a Beira Baixa não podia deixar de se associar a esta iniciativa. Trata-se de um produto muito importante na dinamização da economia de setor primário, no turismo e na preservação da paisagem do nosso território.“
Presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, “Acreditamos que a realização do World Cheese Awards em Viseu será um grande impulso para o desenvolvimento do setor agroalimentar na nossa região e para a promoção do turismo. A presença de milhares de produtores de queijo, especialistas e jornalistas de todo o mundo permitirá dar a conhecer os nossos produtos a um público global, o que poderá gerar novas oportunidades de negócio e contribuir para o crescimento da nossa economia.”
Diretora Executiva da Inovcluster, Chirstelle Domingos, “A Fileira do Queijo assume-se como estratégica para o desenvolvimento económico do território, sendo que todos os meios direcionados para a valorização do recurso endógeno Queijo são fundamentais para cimentar e acrescentar valor a esta atividade, tornando-a mais competitiva e uma peça chave para a preservação da nossa identidade histórica, cultural, gastronómica e paisagística. É por isso que congratulamos a dinamização do World Cheese Awards, em Viseu, enquanto iniciativa que permitirá catapultar a relevância estratégica que a Fileira do Queijo representa para a Região Centro de Portugal.”
Nota aos editores
Quando decorrem as inscrições para os World Cheese Awards?
As inscrições para os prémios abrem, para todos os produtores que desejem participar, no próximo dia 13 de junho de 2024, decorrendo até ao dia 16 de setembro de 2024.
Como funciona o processo de avaliação?
Trabalhando em equipas de dois ou três elementos, os juízes identificam os queijos dignos de um prémio de ouro, prata ou bronze. Analisam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, acima de tudo, o seu sabor. Cada equipa nomeia então um queijo excecional como Super Ouro da sua mesa.
Estes queijos excecionais são identificados como os melhores do mundo e são julgados uma segunda vez por um Super Júri composto por 16 especialistas reconhecidos internacionalmente, que selecionam um queijo para ser o campeão na ronda final de avaliação. O Super Júri debate os queijos finais perante uma audiência de consumidores e comerciantes, antes de escolher o Queijo Campeão do Mundo em direto na WCA TV. Para além dos prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Gold (a distinção máxima), existem troféus específicos por país e por tipo de queijo.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.