O Novo Renault Kadjar chega a Portugal mais sedutor e mais completo do que nunca. A nova e alargada gama de motores é uma das maiores novidades, com destaque para a estreia do bloco a gasolina 1.3 TCe, desenvolvido em parceria com a Daimler. Mas os argumentos não se esgotam nas diferentes propostas a gasolina e a diesel, com potências entre os 115 e os 160 cavalos… Mais emocional no exterior e com pormenores que reforçam o convite à evasão, o crossover da Renault também beneficia de um interior renovado e de novos equipamentos tecnológicos. Comercializado com três níveis de equipamento – Zen, Intens e Black Edition -, versões 4×2 e 4X4, o novo Renault Kadjar adapta-se aos mais diferentes perfis de utilização, estando disponível a partir de 27.770€.
Em 2017, o Renault Kadjar chegou a Portugal limitado pela legislação no que à taxação das portagens nacionais diz respeito. A oferta assentava num único motor a diesel e, mesmo essa, só possível pelo investimento feito pela marca em produzir unidades com um eixo traseiro específico para o país.
Mas, dois anos volvidos, e liberto dos constrangimentos das portagens (exceto no 4X4) há um Novo Renault Kadjar que chega à Rede de Concessionários. Um Kadjar com novos argumentos técnicos e tecnológicos, mas também estilísticos, com uma aparência mais moderna, dinâmica, robusta e, definitivamente, mais atraente.
Por oferecer uma gama que passa a ser das mais completas do mercado, o Novo Renault Kadjar tem tudo para, igualmente em Portugal, ser um sucesso comercial. É que desde que foi lançado (em 2015 nos restantes mercados), o crossover do segmento C da Renault já vendeu mais de 450.000 unidades, em mais de 50 países de todo o mundo.
4 Motores diferentes, a mesma eficiência
É pelas (muitas) novidades debaixo do capot que começamos a esmiuçar o Novo Renault Kadjar…
Em Portugal, o crossover beneficia, pela primeira vez, de uma alargada gama de motores de última geração, testados sob as diretrizes do protocolo WLTP e todos eles compatíveis com a norma ambiental EURO 6D-TEMP, que entrará em vigor apenas em setembro de 2019.
Duas inéditas propostas a gasolina – 1.3 TCe 140 FAP e 1.3 TCe 160 FAP – ambas tendo por base o novíssimo bloco 1.3 TCe desenvolvido em parceria com a Daimler; mas também duas ofertas a diesel: o renovado 1.5 Blue dCi e o igualmente novo 1.7 Blue dCi 150, uma motorização que só estará disponível na primavera.
Novos motores FAP a gasolina: 1.3 TCe FAP de 140 e 160 cavalos
Desenvolvido em parceria com a Daimler, o novo motor 1.3 TCe a gasolina de injeção direta estará disponível em quatro versões: TCe 140 FAP, TCe 140 FAP EDC7, TCe 160 FAP e TCe 160 FAP EDC7.
Equipado com o mecanismo Dual Variable Timing Camshaft, onde as válvulas de admissão e de escape são controladas em função das exatas necessidades do propulsor, oferece mais binário em baixos regimes, enquanto desfruta de maior disponibilidade nos regimes mais elevados. Ou seja, um motor que impressiona pela resposta, independentemente dos regimes a que é sujeito. Tudo isto, com notória poupança nos consumos e gerando emissões mais reduzidas comparativamente aos motores da geração anterior.
Para reduzir as emissões de partículas, todas as variantes do motor disponibilizadas no Novo Renault Kadjar integram um filtro de partículas (FAP). O filtro, que não requer manutenção, retém as partículas presentes nos gases de escape e, a seguir, queima-as numa estrutura tipo microporos de favos-de-mel, fazendo uma regeneração automática muito regular.
Com uma potência de 140 CV e um binário de 240 Nm logo às 1600 rpm, o novo motor a gasolina TCe 140 FAP surpreende pelo conforto e prazer de condução. A sua reatividade rivaliza com os melhores diesel e logo com este bloco fica evidenciada a excelência do chassis do Novo Kadjar, sem comprometer o consumo (5,9 l/100 km em ciclo combinado). Um motor que pode ser associado uma caixa manual de seis velocidade ou à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades.
Já a versão mais potente do novo propulsor T(urbo) C(ontrol) e(fficiency) de 1.3 litros está representada pela variante TCe 160 FAP. A potência de 160 CV e o binário de 260 Nm são entregues de forma suave e sem vibrações, permitindo usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Disponível com a caixa de 6 velocidades manual ou a caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC7, o motor está preparado para aliar elevado desempenho e prazer de condução, com reduzidos consumos de 5,6 l/100 km em ciclo misto.
Tecnologia Blue dCi de 115 ou 150 cavalos
Quanto aos novos motores diesel Blue dCi, destaque para o facto de incorporarem as mais recentes tecnologias de controle de emissões. Para além de um filtro de partículas, estão equipados com a redução catalítica seletiva (SCR), que funciona com AdBlue.
Na versão Blue dCi 115, o motor foi concebido para aliar conforto de condução e reatividade, graças aos 115 cv de potência e 260 Nm de binário, podendo ser associado a uma caixa de 6 velocidades manual ou a uma caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC. Esta nova motorização permite desfrutar de um consumo controlado em todos os tipos de percursos, com valores, em ciclo combinado, de 4,4 l/100 km.
Já o novíssimo motor a diesel 1.7 litros de cilindrada, Blue dCi 150, representa o equilíbrio perfeito entre a eficiência e o prazer de condução, graças à superior potência que oferece. Um bloco que está disponível na versão com 150 cavalos, mais 40 do que a única motorização comercializada, até agora, em Portugal. O generoso binário de 340 Nm também contribui para as excelentes recuperações, qualquer que seja o regime de rotações do motor. Acoplado a uma caixa de velocidades de 6 velocidades manual e com transmissão dianteira (4×2) ou integral (4×4), a resposta do motor confere eficaz agilidade e pronta reatividade ao Novo Kadjar. Uma motorização que só estará disponível na primavera.
Pronto para a aventura!
Se está na hora de viver a vida em plenitude, o Novo Kadjar é o companheiro de aventura ideal para momentos inesquecíveis! Disponível com transmissão dianteira (4×2) ou transmissão integral (4×4), o renovado crossover está pronto para atacar os terrenos mais improváveis.
Aventureiro por natureza, é capaz de ultrapassar obstáculos mesmo na versão de duas rodas motrizes. Com efeito, graças ao sistema “Extended Grip” e aos pneus de “Lama ou Neve”, a função antiderrapante é ativada de forma automática e a tração otimizada, facilitando a progressão em superfícies lamacentas ou arenosas. A generosa distância ao solo de 200 mm e os ângulos de ataque e de saída de 17⁰ e 25⁰ são também cúmplices perfeitos para a aventura.
Na versão 4×4, que beneficia da experiência nos veículos de tração integral do parceiro da Aliança, a Nissan, o Novo Kadjar é ainda mais audaz e astuto. Privilegiando a segurança e funcionando em harmonia com os diversos sistemas auxiliares de ajuda à condução, é capaz de se mostrar tão à vontade numa escorregadia estrada de terra, como num traiçoeiro caminho de neve de acesso a uma estância de ski.
Três modos operacionais podem ser selecionados usando o botão giratório da consola central:
• 2 WD – A potência é fornecida apenas às duas rodas dianteiras com o intuito de reduzir o consumo de combustível.
• 4WD – O sistema de transmissão faz a gestão eletrónica e automática da distribuição do binário pelos dois eixos, de acordo com as necessidades, podendo transferir até 50 % do torque para as rodas traseiras.
• Lock – O diferencial central é bloqueado para uma repartição permanente 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Vocacionado para utilização “off-road” e disponível a velocidades de até 40 km/h.
Design moderno e estatutário
As linhas exteriores do Novo Kadjar apresentam uma forte identidade visual, firmada por formas tonificadas que transmitem uma imagem dinâmica e robusta e que respeita o código dos SUV’s: distância ao solo elevada, cavas das rodas acentuadas, bem como proteções inferiores nas portas e nos para-choques dianteiro e traseiro.
Na dianteira, destaque para o novo desenho da grelha dianteira com acabamentos cromados, para o novo desenho do para-choques com proteção para as escapadelas fora do asfalto, para o capot musculado, assim como para famosa assinatura luminosa Renault, em forma de C, e para as luzes de nevoeiro retangulares LED com tecnologia LED Pure Vision.
As novas jantes exclusivas de 19’’ conferem ao novo Kadjar uma aparência imponente, do mesmo modo que, no topo do tejadilho, a antena “shark” é um dos muitos pormenores de distinção.
A exemplo da dianteira, também a imagem da traseira beneficia do desenho de um novo para-choques.
Habitáculo renovado torna a vida mais fácil!
A sensação de espaço, conforto e requinte foi elevada a um nível superior. A qualidade dos materiais e dos acabamentos que, mais do que percecionarem qualidade, são real sinónimo dela.
O interior foi redesenhado em vários detalhes, com o objetivo de tornar o uso quotidiano ainda mais prático e intuitivo. O recurso a mais superfícies cromadas, em diferentes zonas, coloca o Novo Kadjar num patamar superior em matéria de elegância e distinção.
Na consola central, o ecrã tátil multimédia de 7’’ assume protagonismo. Com design fluído e elegante, oferece maior contraste, luminosidade e resolução, para além de mais apurada sensibilidade ao tato. A personalização é um dos seus pontos fortes, com a maior parte dos itens a ser configurável.
Como plataforma integrada, o multifuncional sistema Renault R-Link 2®, com completo interface gráfico e conectividade intuitiva e personalizável, é agora ainda melhor assistido pelo controle vocal, que, com duplo microfone, melhorou a qualidade do reconhecimento das ordens dadas pelo condutor.
Os novos comandos do ar condicionado automático apresentam um desenho mais moderno e ergonómico. Mas diversos outros apontamentos estéticos, como as múltiplas incisões de cromado acetinado ou a renovação dos painéis de comandos das portas que integram agora os controlos dos espelhos retrovisores elétricos e os vidros elétricos com função impulsional e iluminados, comprovam a melhoria da qualidade no habitáculo.
Todos ligados ao mundo!
As quatro entradas USB, as duas tomadas Aux e as duas tomadas de 12 v carregam smartphones, tablets, consolas de jogos ou outros dispositivos eletrónicos. A pensar nas famílias modernas, a Renault não esqueceu as crianças e mantém a alimentação dos conectores mesmo quando o Kadjar está parado!
O sistema de info-entretenimento Renault R-Link2® inclui uma função de espelhamento do smartphone, compatível com o Android Auto™ e o Apple CarPlay™, o que significa que o condutor pode exibir seus aplicativos favoritos (desde que compatíveis) diretamente no ecrã central, para maior segurança e praticabilidade.
Por seu lado, o prazer acústico também marca presença no Novo Kadjar, com o Sistema de Som Premium Bose® a oferecer uma nova dimensão acústica e a transformar o Crossover da Renault num verdadeiro auditório com graves profundos e agudos precisos.
Conforto interior otimizado
Como é apanágio na marca Renault, o novo Renault Kadjar faz do conforto dos passageiros uma prioridade.
O banco do condutor permite a possibilidade de extensão do assento em 6 cm, ajudando a encontrar ainda melhor posição de condução. O do passageiro, igualmente envolvente e confortável, é uma peça-chave na modularidade do Kadjar, podendo ser rebatível para facilitar cargas compridas até 2,56 m. Já o apoio de braço dianteiro central passa a ser deslizante, com tudo o que isso implica em termos de reforço do conforto, já que se adapta a todas as formas do corpo, independentemente da corpulência.
Um padrão com acabamento desportivo que combina Alcantara e pele, com costuras em forma de losango na base superior e inferior dos bancos e com pospontos vermelhos nos contornos laterais (disponível na versão Black Edition), elevam a qualidade e o requinte do habitáculo.
Nos lugares traseiros os passageiros dispõem agora de dois arejadores instalados na consola central, que permitem a circulação localizada da ventilação, responsáveis por um superior conforto térmico.
Porta-bagagens volumoso e prático
O novo Kadjar disponibiliza excelente modularidade prática, com porta-bagagens acessível, espaçoso e compartimentável. Com 472 dm3 (527 litros) e dupla fonte luminosa, a bagageira é uma das mais generosas do segmento, apresentando um piso plano e reversível com duplo revestimento, muito prático para carregar objetos salientes.
A excelente acessibilidade é outro dos trunfos do porta-bagagens, extensível até aos 1478 dm3 (1650 litros), depois de inclinado o banco traseiro, que permite ter um piso praticamente plano (de 10° a 14°). Com a funcionalidade Easy Break, ativada por intuitivos e práticos comandos nas laterais do porta-bagagens ou na parte superior dos bancos da segunda fila.
Segurança de topo graças às novas tecnologias auxiliares de condução
Para que cada aventura ao volante do novo Kadjar seja sinónimo de pleno controlo e mais elevada segurança, duas câmaras, 12 sensores e um radar vigiam, permanentemente, cada ponto da estrada. Se for transposta uma linha contínua ou descontínua sem acionar o pisca-pisca, o alerta de saída involuntária de via convida a corrigir a trajetória. Se for ultrapassada a velocidade autorizada indicada pela sinalização, o alerta de excesso de velocidade avisa. Se for necessário estacionar entre dois veículos, o Easy Park Assist pode assumir o comando e realizar as manobras sozinho.
Ou seja, a bordo do Novo Renault Kajdar, a experiência de condução é tranquila e a segurança e comodidade de condução são sempre prioritárias. Os avançados sistemas tecnológicos auxiliares da condução, acessíveis e ativáveis diretamente a partir do menu R-Link 2, confirmam-no. Entre os principais, destaque para:
– Comutação automática das luzes máximos/médios.
– Faróis suplementares com iluminação em curva: O feixe de luz dos faróis roda na direção da curva, de acordo com o ângulo de viragem do volante, permitindo que a luz acompanhe a trajetória do veículo e o condutor usufrua de melhor visibilidade noturna ou em locais de fraca visibilidade.
– Sistema Ativo de Travagem de Emergência (AEBS): Um sistema que avisa o condutor em caso de risco de colisão com o automóvel que o precede. Na ausência de reação do condutor, os travões são automaticamente ativados.
– Alerta de transposição involuntária de faixa: Esta função, ativa a partir dos 70 km/h, avisa o condutor em caso de transposição involuntária de uma linha contínua ou descontínua, prevenindo o condutor de que a trajetória seguida pode levar a uma saída de estrada.
– Alerta de ângulo morto: Para garantir a segurança das manobras de ultrapassagem, este sistema alerta o condutor, através de um sinal visual, se algum veículo se encontrar no ângulo morto.
– Easy Park Assist (estacionamento «mãos livres»): Depois de ajudar o condutor a identificar um lugar de estacionamento, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, o sistema assume logo depois o controlo total da direção para realizar a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento «mãos livres» (Easy Park Assist) está apto a realizar as operações necessárias para estacionar em 3 posições diferentes: em paralelo, em espinha e na perpendicular. O visor central exibe o conjunto das informações inerentes à manobra (representação gráfica da manobra, câmara de marcha-atrás e sensores).
– Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral: o dispositivo dispõe de sensores que alertam o condutor para o risco de colisão, de modo a proteger o automóvel, num ângulo de 360°.
– Câmara de marcha-atrás: Logo que a marcha-atrás é engrenada, a câmara transmite uma imagem do espaço na traseira do automóvel que é exibida no ecrã táctil. A imagem é acompanhada por uma baliza móvel e uma baliza fixa que indicam as extremidades do automóvel para facilitar a manobra.
– Sistema de ajuda ao arranque em declive.
– Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização rodoviária: Um sistema que alerta o condutor para a velocidade máxima permitida na zona em que circula, que é agora apresentada no quadro de instrumentos e no ecrã central (quando a navegação está ativa). Quando o veículo ultrapassa o limite de velocidade autorizado, o visor pisca, avisando o condutor para abrandar para a velocidade máxima autorizada.
– Regulador e limitador de velocidade.
Três versões: Zen, Intens e Black Edition
Proposto com três níveis de equipamento, o Novo Kadjar eleva a versatilidade a um nível superior, adequando-se às necessidades de cada utilizador.
A versão “Zen”, já com um excelente nível de equipamento, serve de base à gama, com a linha “Intens” a estender o nível de luxo para uma fasquia elevada e ainda mais atrativa. Contudo, é a variante “Black Edition” que tem o estatuto de topo de gama, plenamente justificado pela quantidade e qualidade dos equipamentos e dispositivos disponibilizados.
Três novas cores
Disponível nas seis cores já conhecidas no modelo anterior – Branco Nacarado, Azul Cosmos, Vermelho Flamme, Cinzento Titanium, Branco Glaciar e Preto Estrela -, às quais se juntam outras três, em estreia, – Azul Iron, Verde Oural e Cinzento Highland -, não faltam razões para dar outro colorido à vida do Kadjar.
O novo Renault Kadjar será comercializado em Portugal, a partir do dia 25 de janeiro e estará disponível partir de 27.770€.