27 de maio de 2021 · Edições
Aldeias Históricas de Portugal: Bandarra, mítico sapateiro, profeta e poeta inspira evento do Ciclo “12 em Rede 2021” na Aldeia Histórica de Trancoso
“Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros” é o tema do primeiro evento do Ciclo “12 em Rede –…

“Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros” é o tema do primeiro evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, que acontece na Aldeia Histórica de Trancoso, no próximo dia 5 de junho. Um dia para celebrar o património, a gastronomia, a cultura e as tradições da Aldeia Histórica de Trancoso – que terminará em grande, com um concerto de César Prata e Tiago Sami Pereira, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade.
Gonçalo Annes Bandarra, sapateiro, poeta e profeta, deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais falava do futuro de um povo que se há de cumprir. Sobre ele, disse Fernando Pessoa que “o coração não foi português, mas Portugal”.
Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário desta Aldeia Histórica, que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições de Trancoso.
Este ano, é a figura de Gonçalo Annes Bandarra que serve de mote ao evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 em Trancoso, que acontece no próximo dia 5 de junho. Trancoso inaugura assim a quinta edição consecutiva de uma iniciativa que se tem destacado por uma programação cultural genuinamente diferenciadora, que tem dado mais vida e animação às Aldeias Históricas de Portugal.
Um dia que promete um sem fim de emoções e descobertas, para miúdos e graúdos, com momentos gastronómicos, visita guiada, mostra de produtos endógenos, exposição de fotografia e um concerto do “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”, uma criação original de César Prata e Tiago Sami Pereira, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade de Trancoso.