15 de outubro de 2025 · Automóvel
Francisco Fontes e o Rali Vidreiro – Centro de Portugal: “Quero ser ainda mais competitivo”
Francisco Fontes vai disputar mais uma prova do “FPAK Júnior Team Ralis”, desta vez, no âmbito do Rallye Vidreiro –…

Francisco Fontes vai disputar mais uma prova do “FPAK Júnior Team Ralis”, desta vez, no âmbito do Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, que se realiza na próxima sexta-feira e sábado (17 e 18 de outubro). O piloto do Lancia Ypsilon HF Racing Rally6 vai fazer dupla com o histórico navegador, Nuno Rodrigues da Silva, e assume: “Quero ser ainda mais competitivo”.
Há 25 anos, Francisco ainda nem era nascido para ver o pai, José Pedro Fontes, a ser navegado por Nuno Rodrigues da Silva, no então Fiat Punto Kit Car. Mas a História está repleta de curiosidades. O navegador da Guarda vai ditar-lhe notas no Rallye Vidreiro Centro de Portugal e isto 30 anos depois de ter vencido a Taça FIA de Grupo N, do Campeonato do Mundo de Ralis.
Com apenas 18 anos e caloiro da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Rallye Vidreiro – Centro de Portugal é só o quarto rali da carreira de Francisco Fontes.
A preparação começou no fim de semana anterior, com a participação no Viana do Castelo Rallye. “Terminámos a prova, que era o nosso principal objetivo, mas acho que evoluí bastante em estradas completamente diferentes daquelas que conhecia e estou mais confiante. No rali anterior tinha perdido um pouco de confiança”, explicou o piloto, que está a ser responsável pelo regresso da icónica marca Lancia aos ralis nacionais.
Em relação ao Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, o jovem Francisco reconhece que as dificuldades e os desafios vão ser outros. “As estradas que vou encontrar são diferentes, mas acumulei experiência que vai ser importante. Quero continuar a somar quilómetros e a evoluir e, se possível, andar mais perto dos mais rápidos da minha categoria”, confidencia o piloto da Sports & You, que salienta ainda: “Mas tenho consciência de que o primeiro objetivo é terminar o rali e não apanhar sustos que me façam recuar” .
Francisco Fontes está a disputar o “FPAK Júnior Team Ralis”, competição promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o objetivo de lançar novos talentos para os ralis.
A prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande realiza-se nos dias 17 e 18 de outubro, tem duas etapas e quatro seções, e passa pelos concelhos de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal. Os pilotos vão disputar nove provas especiais de classificação, em asfalto, num total de 102,8 km cronometrados.
A cerimónia de partida tem lugar no Mosteiro de Alcobaça, sexta-feira, seguindo-se três classificativas, incluindo a super especial de Pombal.
No sábado, disputam-se mais seis troços, incluindo a super especial que termina dentro do parque de assistência, no Expocentro de Pombal, uma inovação nos ralis nacionais. O rali termina com a cerimónia do pódio, no final da tarde, na Arena Expocentro.