← Imprensa

22 de julho de 2026 · GLEX Summit · Ciência

Coimbra torna-se o ponto de encontro dos protagonistas da nova era espacial

Nos dias 29 e 30 de outubro, a GLEX Ignition traz a Coimbra astronautas, cientistas e líderes da indústria espacial para debater o regresso à Lua, as missões comerciais e o papel de Portugal na nova economia do Espaço.

Coimbra torna-se o ponto de encontro dos protagonistas da nova era espacial

Coimbra, 22 de julho de 2026. Nos dias 29 e 30 de outubro, Coimbra vai acolher a GLEX Ignition, um evento que trará à cidade os principais protagonistas da exploração espacial, das novas missões tripuladas, da investigação científica e da emergente economia do Espaço.

Depois de Ottawa, no Canadá, ter acolhido a mais recente edição internacional do GLEX Summit, Portugal volta a receber esta comunidade global de exploradores, astronautas e líderes da indústria. A GLEX Ignition Coimbra é uma iniciativa enquadrada no espírito do GLEX Summit, sendo organizado pela empresa portuguesa Expanding World, em parceria com o The Explorers Club – histórica organização internacional fundada em Nova Iorque em 1904 e dedicada ao avanço da pesquisa científica e da exploração.

O encontro pretende aproximar o ecossistema espacial do grande público, mostrando que o Espaço deixou de ser um território exclusivo das grandes potências ou agências estatais. Trata-se, hoje, de um setor em rápida expansão, com um impacto cada vez mais direto na vida quotidiana, que cruza investimento privado, comunicações, observação da Terra, segurança e novas oportunidades económicas.

Em debate estarão temas centrais como o regresso à Lua, a presença humana para além da Terra, o crescimento das missões comerciais e o contributo da ciência para o conhecimento do Universo. Mais do que uma conferência teórica, o evento dará voz a histórias reais de superação de quem está na linha da frente do desenvolvimento tecnológico e da exploração humana.

A escolha de Coimbra para acolher o evento resulta da sua ligação histórica ao conhecimento, à ciência e à formação. Com uma identidade construída em torno do pensamento e da inovação, a cidade apresenta-se como o palco natural para discutir o papel de Portugal, das universidades e das empresas locais nesta nova fronteira global.

O programa principal decorrerá no dia 29 de outubro, com as conferências centrais. No dia 30 de outubro, a iniciativa prolonga-se com um programa descentralizado na cidade, desenvolvido em estreita articulação com instituições académicas, científicas, empresariais e culturais locais. Os primeiros convidados e os detalhes do programa serão anunciados ao longo dos próximos meses.

Manuel Vaz, CEO da Expanding World e fundador do GLEX Summit, afirma: “Estamos a viver uma nova era da exploração espacial. Uma transformação que envolve missões à Lua, a Marte e a Vénus, investigação científica, novas tecnologias, empresas privadas e uma economia global em rápido crescimento. Mas, acima de tudo, envolve pessoas extraordinárias, com histórias reais de descoberta, risco e superação. A GLEX Ignition pretende trazer a Coimbra alguns dos principais atores deste ecossistema e aproximar esta nova realidade de quem ainda não conhece a sua verdadeira dimensão e impacto. Queremos perceber o que está a mudar no mundo e discutir qual pode ser o papel de Portugal nesta nova fronteira.”

“Coimbra não está a entrar na economia do Espaço: já faz parte dela. Com a estratégia Coimbra Supernova, reunimos universidades, centros de investigação, empresas e instituições em torno de uma agenda comum que pretende, até 2030, duplicar o volume de negócios do cluster espacial, de 25 para 50 milhões de euros, e aumentar o emprego qualificado, de 350 para 750 postos de trabalho. A realização do GLEX Ignition reforça esta trajetória, projeta internacionalmente o ecossistema de Coimbra e aproxima a ciência, a inovação e a exploração espacial das novas gerações e de toda a comunidade”, afirma Miguel Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Coimbra torna-se o ponto de encontro dos protagonistas da nova era espacial – imagem 2