25 de setembro de 2026 · Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa · Institucional
1.º Encontro Nacional dos Missionários Digitais já vendeu cerca de 3.000 bilhetes, mas ainda vai a tempo de comprar o seu para ver amanhã Padre Guilherme
Cerca de 3.000 bilhetes já vendidos confirmam a dimensão nacional de uma iniciativa que nasce no Interior do país, num concelho com menos de 4.500 habitantes. Os bilhetes continuam disponíveis na Ticketline e podem também ser adquiridos amanhã (sábado), nas bilheteiras do recinto, em Alfândega da Fé.

Alfândega da Fé prepara-se para receber, amanhã, sábado, 26 de setembro, milhares de pessoas no 1.º Encontro Nacional dos Missionários Digitais de Portugal. A poucas horas da abertura, cerca de 3.000 bilhetes estão já vendidos para uma iniciativa inédita que reúne fé, comunicação, redes sociais, novas linguagens digitais, cultura e música.
O número assume uma dimensão particularmente expressiva num território como Alfândega da Fé. Num concelho com menos de 4.500 habitantes, reunir cerca de três mil participantes num encontro que nasce no Interior e pretende chegar a todo o país representa, para a organização, uma demonstração da capacidade de mobilização de um projeto que dá agora os primeiros passos.
«Para um território de baixa densidade como o nosso, receber cerca de três mil pessoas é muito significativo e deixa-nos naturalmente muito felizes. Mas temos condições para receber mais e queremos que quem ainda esteja indeciso saiba que é muito bem-vindo a Alfândega da Fé. Este encontro foi pensado precisamente para juntar pessoas, criar relações e mostrar que também a partir do Interior podemos lançar um projeto de dimensão verdadeiramente nacional», afirma o Padre Manuel Ribeiro, presidente da Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa.
O encontro marca o arranque da Rede Nacional dos Missionários Digitais de Portugal, criada para aproximar dioceses, paróquias, movimentos, instituições, comunidades, comunicadores e criadores de conteúdos que já habitam o universo digital, respondendo ao apelo do Papa Leão XIV para uma presença mais humana neste espaço.
«Não queremos criar apenas mais conteúdos ou aumentar números de seguidores. Queremos aproximar pessoas que já estão a trabalhar neste universo, muitas vezes sem se conhecerem, ouvi-las e perceber o que podemos construir em conjunto. Pela primeira vez vamos sentar à mesma mesa redações, projetos, criadores de conteúdos e missionários digitais, num ambiente livre e informal. Temos muito mais em comum do que aquilo que por vezes imaginamos», acrescenta o Padre Manuel Ribeiro.
Padre Borre e Monsenhor Lucio Ruiz em Alfândega da Fé
Um dos momentos centrais do programa acontece às 14h30, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, com a Conferência Magna protagonizada pelo Padre Borre e por Monsenhor Lucio Ruiz, duas personalidades com uma longa experiência na presença da Igreja no universo digital.
José Juan Montalvo, conhecido como Padre Borre, é sacerdote mexicano, responsável pela pastoral digital da Arquidiocese de Monterrey e fundador da plataforma de evangelização Ilumina Más, sendo uma das referências da evangelização digital na América Latina.
Monsenhor Lucio Adrián Ruiz, sacerdote argentino, foi durante 11 anos secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé e esteve diretamente ligado à organização do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos, realizado em Roma em julho de 2025. Atualmente é secretário do Dicastério para o Serviço da Caridade, por nomeação do Papa Leão XIV.
«Queremos aprender com quem já percorreu caminho. O Padre Borre traz-nos a experiência muito concreta da evangelização digital e do trabalho em rede na América Latina, enquanto Monsenhor Lucio Ruiz acompanhou este fenómeno a partir do coração da Igreja e esteve diretamente envolvido no encontro mundial dos missionários digitais, em Roma. Ter os dois, amanhã, em Alfândega da Fé é uma oportunidade extraordinária para quem trabalha ou simplesmente se interessa por esta realidade», salienta o Padre Manuel Ribeiro.
Ao longo da tarde, o programa junta ainda representantes de alguns dos principais meios e projetos de comunicação católicos num Encontro de Redações, seguindo-se as MD Talks, com testemunhos de criadores de conteúdos e projetos ligados à presença cristã no universo digital. Às 18h45 realiza-se uma oração ecuménica pela paz no mundo digital, que culminará com a bênção e envio dos missionários digitais por D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda.
«O digital não substitui o encontro. Pode, isso sim, provocá-lo. Pode aproximar quem estava distante, criar relações e conduzir as pessoas ao encontro umas das outras. É esse equilíbrio que precisamos de procurar: habitar plenamente o mundo digital sem perder a proximidade, a relação e a dimensão humana», sublinha o Padre Manuel Ribeiro.
Ainda vai a tempo de ver Padre Guilherme
A partir das 19h45, o encontro ganha uma dimensão mais aberta e festiva, com street-food, convívio e animação cultural da região. Às 20h45 atua DurvaKruz e, às 21h30, sobe ao palco Padre Guilherme, naquele que será o grande momento musical da jornada.
Sacerdote e DJ português, Guilherme Peixoto tornou-se um fenómeno internacional, levando a sua combinação de música eletrónica, espiritualidade e mensagem de paz a grandes palcos e acontecimentos dentro e fora de Portugal.
A organização deixa, por isso, uma última chamada a todos os que ainda queiram deslocar-se amanhã (sábado) a Alfândega da Fé. Os bilhetes continuam disponíveis através de Ticketline e poderão também ser adquiridos no próprio dia, nas bilheteiras do recinto.
«Amanhã não queremos simplesmente realizar um evento. Queremos que Alfândega da Fé seja o ponto de partida de alguma coisa que continue. Se conseguirmos que pessoas e projetos que até agora caminhavam separados se conheçam, conversem e comecem a trabalhar em conjunto, então teremos cumprido uma parte muito importante da nossa missão», conclui o Padre Manuel Ribeiro.
A iniciativa tem também uma dimensão solidária, com a receita do encontro a reverter a favor das obras de requalificação do Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais.
Programa 1.º Encontro Nacional dos Missionários Digitais
Sábado, 26 de setembro de 2026 Casa da Cultura Mestre José Rodrigues – início das conferências: 14h00 Recinto da Feira, Alfândega da Fé – abertura do recinto: 17h00 Padre Guilherme: 21h30 Encerramento: 00h00
Bilhetes: Ticketline e bilheteiras do recinto no próprio dia Mais informações: https://www.missionariosdigitais.pt/
Alfândega da Fé, 25 de setembro de 2026
